Um avião da companhia Latam, que decolou na tarde desta quinta-feira (21) do Aeroporto Internacional do Galeão com destino a São Paulo, precisou retornar pouco depois da decolagem após colidir com uma ave. O impacto causou um buraco no bico da fuselagem da aeronave
Apesar do susto, nenhum dos passageiros ou tripulantes ficou ferido. A companhia informou que todas as medidas de segurança foram seguidas e que a aeronave pousou sem intercorrências.
Em outro incidente aéreo no Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont teve suas operações para pousos suspensas entre 15h54 e 16h35 desta quinta-feira, devido à presença de um drone na rota de aproximação próxima à Ponte Rio-Niterói. Por questões de segurança, os voos foram temporariamente desviados para o Santos Dumont.
A Autoridade Aeronáutica está investigando os dois casos. O uso indevido de drones em espaços aéreos controlados é considerado uma infração grave e pode resultar em penalidades. Já a colisão com aves é um risco conhecido na aviação, e os aeroportos contam com medidas de prevenção para minimizar esses impactos.